Principais atividades

Principais atividades que todo turista deve fazer em Istambul

O guia definitivo com os principais pontos turísticos e atividades em Istambul. Confira:

Fique encantado com a arquitetura da Hagia Sophia

– O que é?

Concluída no século VI sob governo do imperador bizantino Justiniano I, a Hagia Sophia foi a maior catedral do mundo por quase um (perdendo o título para a Catedral de Sevilha, em 1520). Antes de ser convertida em mesquita no século 15 e depois em museu em 1935, Hagia Sophia serviu como centro da Igreja Ortodoxa Oriental. Recentemente, o edifício foi convertido em mesquita novamente.

– Porque visitar?

 A Hagia Sophia está entre os locais históricos mais populares e icônicos de Istambul – e por um bom motivo: sua enorme e transcendente cúpula é de tirar o fôlego e pode ser admirada por horas. Considerada uma maravilha arquitetônica até hoje, suas paredes são adornadas por mosaicos bizantinos com retratos de imperadores do passado e representações de Cristo.


Passeie pelo Palácio de Topkapi

– O que é?

Localizada entre o Chifre de Ouro e o Mar de Mármara, o Palácio de Topkapi foi a residência principal dos sultões otomanos por mais de quatro séculos.

– Por que visitar?

Neste local, você poderá conhecer as joias da península histórica, os amplos quartos, câmaras e objetos fascinantes de Topkapi, incluindo um diamante de 86 quilates.


Fique hipnotizado pelos azulejos dentro da Mesquita Azul

– O que é?

A Mesquita de Sultanahmet, também conhecida como Mesquita Azul devido à cor proeminente de seu interior majestoso, é uma mesquita histórica construída no início do século XVII durante o reinado de Ahmed I.

– Porque visitar?

Entre os marcos mais famosos da cidade, as paredes internas da Mesquita Azul são adornadas com mais de 20.000 azulejos pintados à mão, que são banhados pela luz natural que é filtrada por mais de 200 janelas – um espetáculo deslumbrante. Além disso, a Mesquita Azul ainda é uma mesquita funcional que sedia dezenas de fiéis em momentos de oração.


Conheça a Cisterna da Basílica e faça uma viagem no tempo

– O que é? 

Uma das atrações mais interessantes de Istambul, a Cisterna da Basílica (também conhecida como Yerebatan Sarnıcı), foi construída pelo imperador Justiniano I no século VI para armazenar até 80.000 m3 de água e canalizá-la para palácios próximos.

– Por que visitar? 

Com centenas de colunas jônicas e coríntias antigas, a cisterna é uma relíquia do sistema de água do Império Bizantino, e os visitantes podem explorar essa atração em primeira mão. O complexo subterrâneo fresco e escuro também é uma ótima maneira de escapar do calor do verão.


Relembre a história antiga no Museu de Arqueologia

– O que é isso? 

Estabelecido no final do século XIX como o primeiro museu da Turquia, o Museu de Arqueologia de Istambul é dividido em três seções: Arqueologia, Antigo Oriente e Arte Islâmica.

– Por que visitar?

Uma estada na cidade velha de Istambul não está completa sem uma visita no museu. Seu acervo possui uma grande coleção de artefatos da Grécia Antiga, dos Romanos e Turcos, bem como objetos descobertos nos países Bálcãs, África, Mesopotâmia e Oriente Médio.


Admire as tulipas florescendo no Parque Gülhane

– O que é?

Localizado próximo ao Palácio de Topkapi, na ponta da península histórica de Istambul, o Parque Gülhane é um dos maiores e mais belos parques da cidade.

– Por que visitar?

Sendo um destino popular nos fins de semana entre as famílias locais, o parque é um santuário na movimentada e densa cidade velha.


– Compre lembranças no Grande Bazar

-O que é?

Esse é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, e apresenta milhares de lojas espalhadas por dezenas de ruas.

– Por que visitar?

É um destino que vale a pena até para quem não está pensando em comprar nada, já que o clima histórico do amplo complexo é o seu verdadeiro atrativo.


Compre especiarias e souvenirs no bazar das especiarias 

– O que é?

Próximo ao Grande Bazar, o Bazar de Especiarias, também conhecido como Bazar Egípcio, foi construído no século XVI e possui fileiras de barracas que vendem especiarias, doces, variedades de chá, frutas secas e outros produtos.

– Por que visitar?

Um ótimo lugar para comprar especiarias, delícias turcas e outros souvenirs. Além disso, o local também é uma experiência visual, visto que os vendedores de especiarias exibem com destaque seus produtos coloridos em grandes montes em forma de pirâmide.


Experimente um balık ekmek em Eminönü

– O que é? 

Balık ekmek (sanduíche de peixe) é uma das comidas de rua mais icônicas de Istambul e uma ótima refeição para qualquer hora do dia.

– Por que experimentar?

Embora o peixe infelizmente não venha mais do Bósforo (ele é importado da Noruega há anos), saborear um balık ekmek cozido em um barco de balanço na costa de Eminönü continua sendo uma instituição de Istambul e uma atividade amada de fim de semana para famílias de todo o cidade.


Lanche com doces clássicos no Altan Şekerleme

– O que é?

Inaugurada em 1865, esta loja de doces clássica é uma representação do passado e uma relíquia em uma cidade que está mudando a cada minuto.

– Por que visitar?

Esta loja está nas mãos da mesma família desde o início e oferece uma variedade de doces antigos que são difíceis de encontrar hoje em dia em Istambul. Embora existam muitas variações ruins de doces turcos para serem encontradas em Istambul, Altan Şekerleme sempre preza pela qualidade.


– Faça uma pausa para um momento de reflexão na Igreja de Santo Antônio

– O que é?

 A maior e mais importante igreja católica de Istambul, a majestosa St. Antônio em Istiklal Caddesi foi construída entre 1906 e 1912 no estilo neogótico veneziano.

– Por que visitar?

St. Antônio oferece missas durante a semana em inglês, turco, polonês e italiano, e é um bom lugar para visitar e obter um momento de reflexão depois de passar a manhã atravessando o movimentado distrito de Beyoğlu.


– Coma comida russa clássica em 1924

– O que é? 

Continuando de onde o icônico restaurante russo Rejans parou quando fechou após seus 80 anos de funcionamento, 1924 é um restaurante que combina o antigo e o novo, prestando homenagem ao seu precursor sem depender completamente do passado.

– Por que visitar?

Neste local, você poderá experimentar pratos clássicos russos como sopa borscht, estrogonofe de carne, frango à Kiev e bolinhos pelmeni. Finalize com delícias do cardápio de sobremesas como o profiterole de creme de castanha ou o bolo mais recheado de mel. 1924 é um lugar a visitar pelo seu toque histórico, bem como pela sua boa comida.


Passeie por Çiçek Pasajı

– O que é? 

Construída em 1876, a Çiçek Pasajı (Passagem das Flores) é facilmente uma das mais belas arcadas de Istambul.

– Por que visitar?

Devido sua paisagem bonita, vale a pena dar um passeio por seu interior deslumbrante.


Deixe-se levar pela dança dos dervixes rodopiantes do Galata Mevlevi Lodge

– O que é?

O tekke (alojamento) é o mais antigo de Istambul em abrigar membros da ordem Mevlevi, os adeptos do sufismo. Neste edifício do século XV, foi construído um museu em 1975 e continua sendo uma importante loja de esquina da cultura sufista.

– Por que visitar?

Um tesouro de artefatos está em exibição no museu, incluindo instrumentos musicais, caligrafia, roupas e acessórios de Mevlevi, embora seu principal atrativo seja a cerimônia semanal sema (dervixe giratório) que recebe um grande número de visitantes todos os domingos às 17h.


Conheça o Museu da Inocência

– O que é?

Inspirado no romance homônimo do renomado romancista Orhan Pamuk, o Museu da Inocência está situado no pitoresco bairro de Çukurcuma, onde grande parte do livro transpira.

– Por que visitar?

 Vencedor do Prêmio Museu Europeu do Ano em 2014, o Museu da Inocência é uma visita obrigatória para os leitores do livro, bem como para todos os interessados na história cultural e material de Istambul. O incontável número de objetos domésticos e fotografias expostas no museu estão ligados à história de amor agridoce que se desenrola no romance.


– Veja a arte contemporânea no Istanbul Modern

– O que é? 

Fundado em 2004 como o primeiro museu de arte moderna e contemporânea da Turquia, o Istanbul Modern foi forçado a se mudar para um local menor e temporário em Beyoğlu no início deste ano devido aos trabalhos de construção em andamento em Karaköy.

Por que visitar? Embora sua casa temporária esteja muito longe de sua localização original à beira-mar, Istanbul Modern ainda continua a hospedar exposições de vanguarda de artistas da Turquia e do exterior, bem como aqueles com curadoria de sua coleção permanente.


Ouça jazz ao vivo no Nardis

– O que é? 

Conhecido por ser o bar de jazz preferido de Istambul, o Nardis está situado aos pés da Torre Galata.

– Por que visitar? 

Nardis apresenta música jazz ao vivo de artistas locais e internacionais praticamente todas as noites e é uma parada obrigatória para os entusiastas do estilo.


Conheça o segundo maior túnel do mundo

– O que é? 

O funicular entre Karaköy e a Praça Tünel foi inaugurado em 1875 como um meio de permitir aos comerciantes e mercadores da área uma maneira mais rápida de subir e descer a colina íngreme.

– Por que visitar?

Com a distinção de ser o trem subterrâneo mais antigo do mundo depois do metrô de Londres, o Tünel ainda opera hoje e é uma forma popular de chegar a Beyoğlu para aqueles que desembarcam no cais de Karaköy nas proximidades.

 

Como a Guia na Turquia pode me ajudar a conhecer as principais atrações de Istambul?

Se você deseja conhecer esses locais durante sua viagem pela Turquia, podemos organizar tours privados.

Entre em contato:

+90 536 273 59 61

E-mail:

turquiapasseios@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *