Sobre questão de gorjeta na Turquia

Eu gostaria de começar este post com dois ditos do Profeta Maomé que considerado como um dos fundadores de muitos dos nossos costumes: Primeiro é que ‘Allah é Generoso e ama os generosos.’ E segundo é ” Os que vão entrar primeiramente para o paraíso são as pessoas mais generosas’.

Nos restaurantes…

Em Istambul ou nas outras cidades da Turquia – em geral –  os restaurantes não colocam nas contas um valor separado para os garçons. Em alguns restaurantes de 5 estrelas – são os mais ocidentalizados- muitas vezes, na conta é colocado um valor chamado de ‘ serviço ‘ e muitas vezes este valor é 10 por cento do valor total da conta. E daí, em restaurantes que cobram o serviço já na conta, não precisa deixar mais algo.

caixa de tipEm outros restaurantes que não incluem na conta o ‘serviço’ é geral que você deixe um valor que você possa pagar ‘facilmente’.  Nestes restaurantes ninguém vai julgar você por não tem deixado um valor ‘calculado’ como 10 por cento.

Neste caso, pode ficar tranquilo sobre gorjeta e pode deixar um valor que agrada os garçons. 5 – 10 – 15 liras pode ser uma boa gorjeta neste caso. Mas se fazer um cálculo e deixar 10 por cento do valor, seria uma gentileza sua.

Até o sentido da gorjeta para os turcos significa como uma gratificação. Se você gostou dos serviços , vai deixando um valor que seja demonstração da sua gratidão. Por isto, nunca tem costume de fazer um cálculo do valor. Tanto que puder a dar, sempre pode deixar. Com certeza, tanto valor que você deixará, os garçons vão ficar mais feliz e vão tentar mais ajudar para você.

Guia – Motorista

Pessoas que trabalham com o turismo são os fornecedores de serviços. São pessoas que esforçam para deixar a sua viagem seja ainda mais com conforto e melhor.

Muitas vezes, uma das coisas que faltam é esta parte. Enquanto vemos que o brasileiro é muito atencioso com a gorjeta de garçons que fazem um serviço durante o almoço ou jantar e deixam um valor muito agradável mas de repente eles acabam não deixando nada para os motoristas ou guias que trabalham dias e dias.

Na realidade este é um fato super errado comum entre turistas brasileiros. Porque as outras nacionalidades, – se deixa a gorjeta num restaurante – com certeza deixa também uma gratificação para o guia ou para o motorista.

Porquê na cabeça de turco, se um turista tem a condição de deixar a gorjeta para garçons no restaurante vai deixando também –quase com certeza – uma gratificação para os outros que fornecem serviço como guia ou motorista.

Acho que brasileiro não tem este hábito mas é um ponto muito importante. Claro que não é obrigatório mas se você tem condição ( estamos falando de caso de pessoas que tem esta condição ) , pessoal acabam esperando você dar uma gratificação.

bahsisAté posso dizer sinceramente que se um motorista ou guia não ganhar de uma gorjeta ( Valor não é importante ) ficam preocupado sobre o serviço fornecido : será que eles não gostaram de nossos serviços?

Neste caso, acustumado que o brasileiro hoje em dia tem a fama de não deixar a gorjeta para guia ou para o motorista. Mas não é uma boa fama! Isto quer dizer que ninguém fica preocupado mais se o cliente não deixar a gorjeta para estas pessoas que trabalharam.

Recomendo que deixem um valor – não precisa ser grande ou calculado conforme alguma coisa, qualquer valor vai significar que você gostou dos serviços deles –

 

tipNos Hotéis…

É comum de deixar para os maleteiros ou servidores que trabalham nos hotéis. Maleteiros esperam até nas portas se você não deixar para ele nada após de ele trazer a sua mala para o seu quarto. O valor não é calculado conforme por nada. Pode deixar o que quiser.

Recepcionistas não esperam que você deixe mas se deixar, ele aceitará.

Queri finalizar também com uma recomendação minha é que se você tem a condição de deixar a gorjeta, não sinta se vergnhado de deixar para os que forneçem serviço para você. Qualquer valor vai agrada-los. Mas se você sente se que não há condição de deixar a gorjeta para todo mundo, nem se preocupe também que ninguém vai cobrar de você. Fique à vontade neste sentido!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *