Esta pergunta tem várias respostas. Mas para resumir, podemos olhar o surgimento do Islamismo.
A religião Islâmica surgiu com o profeta Maomé ( originalmente os Muçulmanos o chamam de MOHAMMED, -S.a.v. – significa louvado elogiado em árabe).
Ele nasceu em 571 na cidade de Méca que hoje em dia fica no reinado da Arabia Saudita.
Quando chegou à idade de 40 anos, – segundo a crença islâmica – recebeu as mensagens de ALLAH, pelo anjo Gabriel ( Jibril, nome que aparece no livro sagrado).
Ele viveu até 632, e faleceu quando tinha 63 anos de idade.
Se casou, teve filhos, trabalhou inicialmente como um pastor, fez grandes negócios na cidade de Méca e outras cidades próximas e organizou as caravanas até a cidade de Damasco.
Após receber as mensagens de Allah, ele dedicou a sua vida inteiramente para espalhar a religião.
O que diz a religião de Maomé (s.a.v)?
A religião islâmica é uma religião monoteísta. Na época do Profeta, a religião predominante na comunidade era o paganismo – politeísmo. Mas também tinha o cristianismo só que era de minoria. E ainda também tinha bastante conhecimento sobre o judaísmo, que são outras duas religiões que consideradas pelo livro sagrado dos muçulmanos como monoteismo também.
Como a sociedade era de paganismo, tinha a cultura de estátuas, imagens e desenhos. Em todo lugar, tinha várias imagens de centenas deuses-deusas.
Por esta razão, quando a religião islâmica surgiu, o profeta Maóme (s.a.v) ficou muito rígido com a proibição de fazer os desenhos e as imagens e estátuas.
Nós vemos na vida dele mesmo que não permitia os seus pupilos fazerem os desenhos dele próprio.
Uma vez, ele viu um pupilo fazer o desenho dele ainda no chão, e chegou e estragou este desenho no chão avisando que não é bom fazer o desenho. Porquê no dia de juiz, a pessoa que faz o desenho, será julgado com uma acusação e vão falar para ele que “agora chegou a hora. Dê a vida para o seu desenho que você fez”. E assim que nós vemos que ele deu susto para os seus fiéis que não ocupassem com este tipo de “artes”.
Até por este motivo que nós – muçulmanos- nunca vemos em nenhum lugar do mundo, uma imagem do Profeta mesmo que ele tem vivido quase 6 séculos após de Jesus Cristo.
Muçulmanos consideram este tipo de desenhos como sacanagem
Como Ele na sua vida não permitiu os pupilos fazerem o desenho ou uma imagem dele, posteriormente também ninguém da religião tem feito uma imagem dele, inspirando dos escritos que descrevem o perfil dele.
O perfil mais conhecido sobre ele, escrito por seu próprio primo e ainda o seu genro Hz. Ali. Neste escrito ( que aparece em cima) , o Ali, tem determinado o tamanho dele, como ele tinha os cabelos, como ele andava com pessoal, e mais outros detalhes sobre fisionomia dele e comportamento dele.
É de tradição de presentear os recém-casados com este perfil que chama se de Hilye-i Şerif.
É muito comum nas casas turcas este perfil.
Nada justifica o assasino dos caricaturistas
Hoje em dia, o maior problema dos muçulmanos é ignorância. Porque a ignorância é um ambiente que faz crescer todo tipo de pensamentos perigosos e também o fanatismo.
Como o povo ignorante, não sabe até o que é a sua própria religião manda e assim que viram pessoas só de costumes superficiais. E quem aproveita desta situação só os extremistas e pessoas que tem má intenção.
Neste caso, recentemente, nós vemos um atentado grave conduzido para a revista francêsa. Primeiramente não sabemos exatamente quem foi estes que caras que vieram a assasinar os caricaturistas. Porquê eles eram inteiramente mascaradas e logo depois de atentado, a imprensa nós informou que eles foram assasinados pela polícia francêsa.
Mas o que refletiu este atentado foi que os muçulmanos que fizeram este atentado. Porquê esta revista tinha muito sacaneado com o profeta Maóme.
E daí, neste caso, vamos supor que estes terroristas eram de islâmicos.
Mas neste momento, temos que sublinhar a importância de um dito ” um muçulmano não pode ser terrorista. Porquê nenhum motivo religioso conduz a pessoa a fazer o terror na terra”.
Por isto, é bom falar que todo este tipo de extremismo, ou de marginalismo surge com a ignorância.
O que ele fez com as pessoas que fizeram sacanagens com Ele mesmo?
O profeta Muhammet, viveu 23 anos de profécia e durante este tempo, ele foi pobre, foi exiliado, foi apedrejado pelos povos de cidade de Taif, foi perseguido, sofreu perdas de seus familiares, enterrou os seus filhos, e também ganhou vitórias-querras, fez acordos com judeus, cristões e pagãs e ainda viveu também uma época de riquezas.
Durante este tempo, ele foi atrás de pessoas convidando eles aceitarem a religião.
Uma vez, que ele foi para uma cidade de Taif, chegou a conversar com o povo na feira livre e eles de repente quiseram expulsar ele da cidade e até apedrejaram ele e o seu amigo Ebu Bekir. Na fuga desta apedrejamento, ele pediu perdão do povo desta cidade e não voltou a falar que vou fazer a mesma coisa para vocês de vingança.
Uma outra vez, ele estava sentado com os pupilos, e chegou um beduino e entrou na tenda dele. Mas pelo jeito, ele estava demonstrando todo desrespeito até de propósito contra o Muhammet (s.a.v.) E ainda sacaneiou ele e levantou e saiu da tenda. Quando ele saiu, o Omar, levantou e sacou a sua espada e falou para Muhammet “deixe eu ensinar à ele como tem que respeitar para vc”. Ele mandou ele sentar e falou que ” Eu não vim para ensinar à pessoas com força. Eu vim para convencer eles”
Numa situação outra muito parecido com este tipo de ocasião, um outro pupilo falou ” Profeta, deixe eu vingar deste cara” e ele mandou parar de falar assim e acrescentou ” eu não vim para vingar”
O que significa tudo isso para gente é seguinte: Muçulmano é homem de paz como o profeta demonstrou isto na sua própria vida. Grande vantagens dos muçulmanos na realidade é ter um profeta assim. Porque ele viveu 63 anos e tem vivido quase todas as fases de uma vida. E ainda mais uma informação, durante este 63 anos da vida, só 13 horas de vida foi gasto nas guerras. E ainda as guerras dele sempre era de guerra de defesa, não era de ataque.
Ao contrário dos “jihadistas” que aparecem hoje em dia na imprensa falando que fazem a luta como o profeta fez.
Para resumir o assunto, um muçulmano não pode ser ou ter atitudes de terrorista. Porque as duas palavras são distantes como os horizontes.
Nada pode justificar o assassino das pessoas por religião islâmica. Porque na sua vida, aprendemos que ele veio à dar a vida, não para tira-la.