Geografia da Turquia

Turquia é um país transcontinental situado na Eurásia cujo território é aproximadamente um retângulo, localizado entre ascoordenadas 36° a 42° norte e 26° a 45° leste, com cerca de 1 500 km na direção leste-oeste, 1 650 km na direção sudeste-noroeste e entre 450 e 650 km na direção norte-sul. A oeste do Mar de Mármara e dosEstreitos Turcos situa-se a parte europeia, aTrácia Oriental, que constitui 3% (23 764 km²) da área do país.

A leste situa-se a parteasiática, a península da Anatólia, a qual constitui 97% (755 688 km²) da Turquia.

A área total, incluindo lagos, é de 779 452 km², o que faz do país o 36º do mundo em superfície.

As variadas paisagens da Turquia são o produto de complexos movimentos telúricos que deram forma à região ao longo de milhões de anos e ainda se manifestam em terramotosrelativamente frequentes.

As últimas erupções vulcânicas ocorreram em tempos históricos, nomeadamente no Monte Argeu, próximo da atual Kayseri.

O Bósforo, os Dardanelos e o Mar Negro devem a sua existência às falhas geológicas que atravessam o território turco.

Os terramotos na Turquia são provocados principalmente pela Falha Setentrional da Anatólia (Kuzey Anadolu Fay Hattı), que percorre todo o norte, paralelamente à costa do Mar Negro, e à Falha Oriental da Anatólia(Doğu Anadolu Fay Hattı), que corre paralelamente à costa mediterrânica desde o Mar Morto, encontrando-se com a Falha Setentrional no nordeste da Anatólia.

A maior cidade do país e da Europa, Istambul(anteriormente chamada Bizâncio, depois Constantinopla), encontra-se entre a Trácia e a Anatólia, dividida ao meio pelo Estreito doBósforo. Trata-se da única cidade do mundo situada em dois continentes.

Regiões

A Anatólia (também conhecida como Ásia Menor) está rodeada por mar em três dos seus lados — a sul pelo Mar Mediterrâneo, a oeste pelo Mar Egeu, a noroeste pelo Mar de Mármara e pelos Estreitos Turcos, e a norte pelo Mar Negro. Este está ligado ao Mar de Mármara pelo Estreito do Bósforo, que divide a antiga capital Istambul em duas. Por sua vez, o Mar de Mármara está ligado ao Mar Egeu pelo Estreito de Dardanelos.

Vista de Vize, uma cidade da Trácia Oriental

A Trácia Oriental (também conhecida como Rumélia), a noroeste, faz fronteira com a Grécia (206 km) e a Bulgária (240 km). A Anatólia faz fronteira a nordeste com a Geórgia (252 km), a Arménia (268 km) e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão (9 km), a leste com o Irão (499 km), a sudeste com o Iraque (331 km) e a sul com a Síria (822 km).

A Trácia Oriental é constituída por colinas de pouca altitude e declive suave na sua maior parte, acentuando-se ligeiramente o relevo junto às costas do Mar de Mármara e do Bósforo. A Anatólia é formada por um planalto central, rodeado na sua maior parte de montanhas que o isolam do Mar Negro, do Mediterrâneo e do resto da Ásia, existindo também zonas montanhosas no interior. Entre as montanhas e as costas, existem geralmente planícies costeiras, geralmente estreitas, e vales, por vezes bastante largos, embora em muitos lugares as montanhas cheguem ao mar.

Para efeitos estatísticos, a Turquia está dividida em sete regiões (bölge), as quais têm uma correspondência grosseira com as principais regiões geográficas.

As regiões ocidentais de Mármara (Marmara Bölgesi) e do Egeu (Ege Bölgesi) partilham muitas características comuns, apresentando muitas zonas planas e de colinas suaves, geralmente rodeadas de montanhas de pouca altitude. A Região de Mármara é a mais densamente povoada e mais desenvolvida economicamente de todo o país, tanto pelas indústrias aí instaladas, como pela agricultura e pesca. Há muitas florestas e planícies e vales amplos muito férteis, dentre os quais se destacam o Vale de İzmit e as planícies de Bursa e de Troia, esta última no extremo sul dos Dardanelos.

A paisagem peculiar da Capadócia, na Região da Anatólia Central

Região do Mediterrâneo (Akdeniz Bölgesi) ocupa o sul; está separada do interior pelos Montes Tauro, que correm paralelos ao Mediterrâneo, por vezes chegando à costa, mas na maior parte dos lugares estão dela separados por planícies costeiras férteis, onde se concentra a maior parte da população e onde a agricultura está mais desenvolvida. As zonas montanhosas são densamente florestadas.

região do Mar Negro (Karadeniz Bölgesi), a norte, tem umaorografia com muitas semelhanças com a do Mediterrâneo, embora o clima seja bastante diferente. Entre essas duas regiões situa-se a Região da Anatólia Central (İç Anadolu Bölgesi), que corresponde ao planalto da Anatólia; é uma região de planícies, colinas, pradarias e estepes, frequentemente áridas e com baixa densidade populacional, com diversos lagos, alguns deles salgados, e algumas zonas montanhosas. A Anatólia Central está rodeada de montanhas; as duas principais cadeias montanhosas da Turquia, os Montes Tauro e os Montes Pônticos, convergem a leste desta região.

Na Região da Anatólia Oriental (Doğu Anadolu Bölgesi) o planalto da Anatólia dá lugar ao Planalto Arménio e aí se encontra grande parte das montanhas mais altas e o maior lago do país, o Lago Van. Historicamente, as zonas mais orientais foram parte da Arménia, a norte.  A Região do Sudeste da Anatólia (Güneydoğu Anadolu Bölgesi) é limitada a norte pela extremidade sudeste dos Montes Tauro, usualmente designada por Antitauro ou Güney Dağları, que a separam da Anatólia Oriental, e pela “Plataforma Arábica”, um planalto com zonas de colinas que se prolonga até ao interior da Síria e Iraque, que no lado turco assume os nomes (de oeste para leste) de Planalto de Gaziantep, Planalto de Urfa e Planalto deMardin.

Montanhas

As montanhas tendem a ser mais altas a leste — tipicamente, os cumes mais altos a oeste não ultrapassam os 1 500 m, embora haja picos acima dos 2 000 m,como por exemplo o Uludağ, perto de Bursa e do Mar de Mármara, cujo ponto mais alto se situa a 2 543 m.8 Nas montanhas que rodeiam a Anatólia Central são comuns os cumes com mais de 2 000 m e existem diversos bastante mais altos. De forma semelhante, o terreno do chamado planalto da Anatólia, um termo que alguns aplicam a uma faixa a oeste do Lago Tuz e outros a praticamente toda a Antólia Central, é progressivamente mais acidentado, variando a altitude média entre os 600 e os 1 200 m. Nas regiões mais a leste, onde o planalto é substituído por terrenos mais montanhosos, as altitudes médias mais comuns situam-se entre os 1 500 e os 2 000 m.

As cordilheiras mais extensas e mais altas são os Montes Tauro (Toros Dağları), a sul e leste, e os Montes Pônticos (Kuzey Anadolu Dağları), a nordeste. Entre as costas norte e noroeste da Anatólia e o interior erguem-se os Montes Köroğlu(Köroğlu Dağları).

Os Montes Tauro estendem-se desde as proximidades do mar de Mármara até às fronteiras orientais. Entre a região de Bursa e de Antália, correm na direção de sudeste, paralelos à costa do Egeu, a cerca de 250 km desta. A partir de Antália e até Mersin correm junto à costa mediterrânica. A partir daí, a cadeia penetra para o interior, em direção a nordeste.9 Este troço é também chamado de Antitauro, que alguns distinguem dos Montes Tauro. Por vezes o termo Antitauro é aplicado apenas à cadeia de Aladağlar, situada a sudeste de Niğde, onde se situa o cume mais alto do Tauro, o Demirkazık Dağı, com3 756 m. O termo Antitauro também é frequentemente usado para designar o conjunto das cordilheiras que se prolongam para leste e para nordeste. Segundo algumas classificações mais simplistas, os Montes Tauro prolongam-se até às fronteiras orientais com o Iraque e Irão, enquanto que outros autores usam outros nomes para designar as cadeias montanhosas mais a leste e reservam o nome de Tauro para as montanhas entre Antália e Mersin.

Monte Ararate (5 165 m), o ponto mais alto da Turquia.

A montanha mais alta da Turquia é o Monte Ararate (Ağrı Dağı), um vulcão extinto com 5 165 m, onde, segundo a tradição judaico-cristã, atracou a Arca de Noé, a qual, segundo a lenda, está enterrada no cume. O Monte Ararate e o seu vizinho “Pequeno Ararate” (também chamado Monte Sis ou Küçük Ağrı em turco) situam-se no Planalto Arménio, junto ao local onde se encontram as fronteiras da Turquia,Arménia e Irão. São geralmente classificados como montanhas isoladas, mas também se usa o termo “maciço de Ağrı” para designar a formação montanhosa onde se inserem. Outros autores consideram o maciço como parte do Cáucaso e outros como fazendo parte do Tauro Oriental.

A região montanhosa onde há maior concentração de picos de grande altitude situa-se em volta do Lago Van e é usualmente designada como Tauro Oriental. Os cumes mais altos concentram-se principalmente nas margens norte e oriental, nomeadamente na província de Hakkâri, que faz fronteira com o Irão e com o Iraque.9 15 Outras regiões onde se encontram algumas das montanhas mais altas da Turquia são a província de Niğde, na cordilheira de Aladağlar e a província de Rize, a norte-nordeste, na Montes Kaçkar (Kaçkar Dağları), onde se concentram os cumes mais altos dos Montes Pônticos.

Clima

 
Diagrama de temperaturas e precitação médias em Istambul(noroeste).
 
Diagrama de temperaturas e precitação médias em Ancara(planalto central).

Embora a maior parte do território da Turquia se possa considerar mediterrânico, a variedade datopografia e, principalmente, a existência de cadeias de montanhas que correm paralelamente a quase todas as regiões costeiras e que impedem que a influência marítima avance para o interior, criam grandes variações climáticas regionais.

O clima das áreas litorais do Egeu e do Mediterrâneo é do tipo mediterrânico, com invernos chuvosos e verões quentes e relativamente secos, embora com elevada humidade relativa. As temperaturas no inverno podem ser bastante baixas, principalmente a ocidente, mas geralmente são relativamente amenas, sobretudo a leste de Antália. A precipitação varia entre 580 e 1 300 mm anuais. As temperaturas médias rondam os 9°C no inverno e 29°C no verão, sendo frequentes máximas próximas dos 40°C.

Na região de Mármara e do Bósforo, uma zona de transição entre o clima mediterrânico, a sul, e o clima oceânico do Mar Negro, a norte, as condições climatéricas têm muitas semelhanças com as do sul e norte. No entanto, os invernos tendem a ser mais frios, sendo frequentes temperaturas negativas e neve no inverno, alguns dias frios na primavera, verão e outono, e chuvas estivais. À semelhança do que se passa na generalidade da Anatólia ocidental, as temperaturas médias rondam os 5°C no inverno, com mínimas muito próximas de 0°C, e 23°C no verão, sendo frequentes máximas próximas dos 35°C.

 
Diagrama de temperaturas e precitação médias em Antália (sul, costa mediterrânica).
 
Diagrama de temperaturas e precitação médias em Van (leste).

As regiões costeiras do Mar Negro, que têm um clima oceânico, são húmidas e apresentam verões menos quentes e mais chuvosos que as restantes áreas costeiras. São as únicas zonas em que chove todo o ano, principalmente nas áreas mais orientais, onde se registam médias de precipitação anual de2 240 mm. As temperaturas médias são de 23°C no verão e de 7°C no inverno. No entanto, em regra a precipitação no resto do território turco é menor a leste do que a oeste.

O interior da Anatólia, com um clima continental semi-árido, apresenta grandes amplitudes térmicas, tanto diárias como anuais, com verões muito quentes e invernos muito rigorosos. As temperaturas médias no planalto central são de 23°C no verão e de -2°C no inverno, descendo para 17°C e -13°C a leste e a sudeste. A precipitação é escassa na maior parte destas regiões e grande parte dela é na forma de neve que chega a permanecer durante 120 dias anualmente no planalto central. As temperaturas mínimas chegam aos -30°C e -40°C. Nas regiões de leste e sudeste os invernos são longos e mais frios do que no resto do território — algumas zonas ficam cobertas de neve entre novembro e abril. As áreas mais secas situam-se na Região do Sudeste da Anatólia e naprovíncia de Konya, onde a precipitação média anual não ultrapassa os 300 mm.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *