Atrás de Mandylion sagrado uma viagem para URFA

Segundo a história, o rei Abgar, de EDESSA, a região que hoje é conhecido com o nome de URFA, estava numa situação doente e procurava a cura. Ouviu que Jesus está curando os doentes, paralíticos e até ressuscita os mortos e quis saber mais dele. E daí, escreveu uma carta enviando com o seu mensageiro e convidou ele para seu reinado, tanto para ele viva em paz, e ele se cure com a presença dele. Por sinal, ordenou ao seu homem fazer um desenho de imagem do rosto dele para que na volta ele use como uma tentação de cura, acreditando mesmo olhando só o desenho dele, vai melhorar. Homem chegou em Jerusalem e encontrou com Ele, e entregou a carta. Tentou desenha-lo também mas não conseguiu direitinho por causa de tumulto que tinha ao redor dele. Naquele momento o Jesus lavou o seu rosto e secou com um lenço, e naquele momento apareceu o rosto dele no lenço, e disse para o mensageiro de Abgar : “Diga para o seu rei que fiquei feliz de saber que ele virou o meu fiel. Vou rezar para ele que melhore. Entrega esse meu lenço para ele.” Ele voltou para casa, e fez tudo que Ele mandou e viu o Rei melhorar. O Abgar guardou há muitos anos este lenço numa fachada colocada nos muros da cidade muito visível para que todo mundo que tem doença melhore olhando para este retrato de Jesus. Hoje no Vaticano guardado um lenço com uma imagem de réplica deste retrato de Jesus mas original ainda não sabemos onde está guardado. Mas é de Tradição que na cidade de URFA há muitos mosteiros com seus tesouros muito bem guardados e consagrados. Nós levamos você para esta cidade histórica com tantas segredas guardadas.

Mardin, Urfa e Antep são 3 cidades super interessantes pela história e pelas tradições e pelos seus povos

OUTRA HISTÒRIA ATRIBUIDA PARA ESTA CIDADE

Segundo a crença, Profeta Abrahão tem nascido na Cidade de UR. Esta cidade supostamente fica na Turquia e era o nome antigo da cidade atual turca,  URFA. 

Segundo a história contada, Abrahão foi um cara extraordinário na sua comunidade. Nunca se entregou nas tendências comuns e sempre saiu para “fora da linha” com a sua filosofia e suas atitudes. Na sua comunidade a crença predominante era politeísmo. Ele chegou a filosofar com esta crença e tem feito grande perguntas ao seu povo até deixando eles na dúvida absoluta. 

Depois de muito tempo de procura, ele começou a pregar a crença monoteísta, revoltando contra os poderes autoritários da época. 

Só que ele foi ameaçado em logo tempo e foi acusado como um REBELDE e derrubado do estado. No final, o castigo determinado para ele era joga-lo dentro de um fogo ascendido no meio da população para que ninguém tenha essa mesma coragem para “quebrar as regras aceitas”. 

Ascenderam um fogo tão grande que ninguém conseguía ficar próximo dele. Até necessitaram de inventar um equipamento para joga-lo senão não daria empurra-lo ficando próximo de fogo. Este era o jeito mais ritualizado nos casos anteriores mas o crime de Abrahão era muito enorme de outros parecidos, então inventaram um novo equipamento para joga-lo de distante. 

 Enfim, resumindo, ele foi jogado no fogo que as chamas alcançavam em cima das montanhas. Mas em que momento Abrahão tem caido no fogo, Deus mandou ao fogo que “esteja tranquilo e suave para o seu fiel.”

Dizem que neste momento nasceu um fonte em baixo do fogo e surgiu de repente um lago donde tem aparecido os trutas de água doce os quais aparecem na foto.   

Obrigado por fotos para Flavio Former, jornalista e fotográfo freelancer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *