Assasino do Primogênito do Sultão Solimão

Na história de império Ottomano há um ‘costume’ super esquisito mas muito praticado pelos sultões próprios; assasinar os irmãos próprios ou até os filhos. A partir de de Mehmet II., os sultões tinham direito de assasinar os seus irmões – supostos concorrentes por causa de ser do mesmo pai, em princípio é do mesmo sangue- ao respeito de preocupação que um dia ele possa tentar fundar um outro reinado apoioado pelos inimigos externais. Neste sentido, o sultão tive que garantir a estabilidade da dinástia e proteger a união do mundo muçulmano.

É bom lembrar que o sultão era Khalifa também, poder religioso como representante do profeta Muhammed. Isto significa que o adjetivo de sultão enquanto significa apenas como o poder político que consegue coordenar e mandar só na sua dinástia, o adjetivo de Khalife representa o mundo muçulmano, um cargo mais eficiente comparando com o ‘sultanato’.

Após de darmos esta informação básica, gostaria de apresentar uma série de TV, que foi mostrado num canal turco, da Turquia. Uma produção recente que fez o seu terceiro ano, mostrando a vida de Sultão Solimão, sultão mais poderoso da dinástia ottomana que ficou no trono durante 45 anos em que a dinástia viveu o seu apogeu.

Série começou com a acensão do sultão ao trono, depois mostrou os casamentos que ele realizou, nascimentos de primeiro filho, e ficou mais interessante após de entrada de uma concubina chamada Roxanelana, mulher capturada numa batalha, norte de Mar Negro. Por causa disto, ela era supostamente era de descendente Russa ou Ucrâniana. Ela deixou o sultão apaixonado por ela si, e no final ela conseguiu convencer o sultão ao casamento com ‘concubina’, coisa quase inédita. Claro que ela virou a favorita do sultão.

sehzade-mustafayi-boyle-bogdular_139219227420Ela deu 4 filhos e duas filhas para o sultão que continuava conquistando o mundo. Ele alcançou até as portas de Viena, deixou o Irão obediente aos seus ordems. Por sinal, é bom falar que Irão é um país Xiita e na sua história ele nunca lutou contra um país não-islámico. As batalhas que Irão viveu na sua história sempre foi contra um outro país muçulmano. E Irão sempre foi um rival super perigoso para o império ottomano, e por causa disto que Ottomanos lutaram mais com os Iranianos durante toda sua história, mesmo que esteja alvo de países da europa ou da Rússia.

Ao mesmo tempo,claro que os filhos de Sultão cresceram e o sultão envalheceu. Ele chegou aos anos de 70 e surgiu muitas fofocas sobre a situação do primogênito Sehzade Mustafa. Conforme ao costume da educação dos filhos que sultão, eles não ficavam junto com o ‘pai’. Moravam muitas vezes com a sua mãe e com seu ‘harem’ numa província próxima de Istambul, que era Capital –Payitaht.

Ele era muito amado e respeitado pelos janizaros, soldados do exercito ottomano, por causa de honestidade, mas por outro lado pela sua coragem e pelas habilidades militares. Até por isto que segundo maior exercito da dinástia estava na comando dele.

Naquela época, os fofogueiros – entre eles temos que citar o nome do grande vezir Rüstem Paşa e a favorita do sultão Roxanelana – deixaram o sultão com as dúvidas sobre o seu próprio filho e chegaram a dizer que ele está tentando organizar uma revolta contra o poder dele. Um dos sinais, foi concebido como ele deixar a barba. Este era um costume antigo que os filhos de sultão para dizer aos seus pais que está apto para ascender no trono, no caso de ele quiser deixa-lo.

hurremQuando as fofocas foram queimadas o sultão mandou o exercito preparar se para uma nova guerra contra Irão e chamou o seu filho integrar com suas forças na provincia de Konya. O Sehzade Mustafa já tinha avisado que os fofogueiros estão enchendo a cabeça do sltão contra ele e tem que tomar cuidado com este convite. Mas mesmo que fosse assim, ele obedeceu e foi para Konya. Chegando para a tropa de Sultão Solimão ele foi recebido com boas-vindas do todo exercito e hospedou numa noite numa tenda ao lado do Sultão-pai. Até nesta noite, foi atirado uma flecha que acertou a tenda dele. Nele estava colado uma carta dizendo que ‘o seu pai vai te assasinar, não apresente se amanhã’ mesmo que ele leu essa carta, ele falou aos seus próximos dizendo que o pai que deu a vida, então se ele vai tira-la, não vou desobedece-lo’.

Amanhaceu. Ele preparou e mandou a notícia que quer apresenter-se. Por outro lado, o sultão também estava esperando ele.

Na frente da entrada da tenda, um dos veziris do Sultão pediu que ele deixassem as armas antes de entrar, coisa contrário da tradição familiar dos ottomanos. Porque conforme a tradição as únicas pessoam que podem carregar as armas frente do sultão eram os filhos do sultão. Ele já sabía que íam mata-lo mas mesmo assim, tentou chegar até o sultão para que ele escute que não tem intenção de revolta nenhuma contra ele. Mas pena que, ele entrou na tenda e antes de encontrar com o pai, apareceu 7 carrascos surdos e mudos. Isto também era uma tradição. Os carrascos eram as pessoas escolhidas entre os escravos e muitos deles eram de surdo e mudos.

Ele como era um soldado super bem educado, conseguiu vence-los e avanço um pouco mais na tenda, só que faltava mais um lenço, ele gritou ao seu pai, ‘ Pai, o que eu fiz para merecer isto? Você tinha prometido que jamais mataria alguem da família’ ? Mas enquanto ele levantou , um dos veziriz ZalMahmut paşa, bateu com um machado e fez ele cair no chão. Os carrascos atacaram mais uma vez em cima dele, e enfocaram com três cordas de seda, coisa tradicional que nos assassinos dos parentes era usado a corda de seda, morte mais prestigiado adequado para parentes do Sultão. Por outro lado, sangue da familia real era considerado com sagrado e não podía ser derrubado.

Nesta cena que nós postamos você pode ver mais ou menos esta história adaptada para a linguagem da cinema. Umas coisas são diferentes do que nós citamos aqui, mas dá para a gente entender o que aconteceu e também como foi o momento que o sultão assistiu esta cena.

Por outro lado, o sultão também tem uma razão porque ele podía estimular este tipo de fofocas e infelizmente ele sacrificou o seu próprio filho ao ordem das regras da dinástia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *