Dicas sobre como andar na Turquia

  • Cartão do hotel ou Endreço

Tenha sempre à mão ou na carteira um cartão do hotel, com nome e endereço direitinho. Não saia do hotel sem cartão do hotel. A xerox do passaporte facilitará muita coisa, pois não recomendamos que saia do hotel com passaporte na bolsa. Porquê no caso de perder, com certeza vai necessitar mais burocracia.

  • Taxi

Procure pegar sempre o táxi na porta do hotel, e escreva o nome do local (em inglês pelo menos,) onde você quer ir num papel e mostre para o taxista.

Taxistas geralmente não falam Inglês. Ao entrar no taxi diga: “Merhabá”, que quer dizer “Olá”, e o cara já sente sua amabilidade. Mostre o cartão do hotel e diga “Lütfen”, quer dizer “por favor”, aí ele já nota seu esforço e te leva direitinho.
Caso se perca, será impossível voltar para o hotel sem o cartão, pegue vários ou escreva em umpapel..

Observação:  Analise a nossa oferta de carro com motorista em Istambul. Você passeia e o nosso motorista que fala inglês ou até espanhol, te dá o melhor serviço de transporte com total segurança. mande e-mail : turquiapasseios@gmail.com

Não recomendamos que peque o taxi estacionado perto dos monumentos turísticos. Muitas vezes, são taxis piratas e causam problemas para os turistas

  • No caso de precisar pegar um táxi enquanto você esteja fora do hotel, tente pedir ao concierge do local, ou alguém conhecido para pegar um táxi que tenha um vínculo oficial com alguma cooperativa que muitas vezes são avisadas pelas propagandas coladas nas portas dos táxis.
  • Notas da moeda turca

Tenha sempre pequenas notas da nossa moeda local (Lira Turca). Em vários cantos da cidade você pode encontrar com as casas de cambio que facilmente pode trocar qualquer moeda na hora. Confira os desenhos e as cores das nossas notas de Liras Turcas.

  • Faça a reserva antecipadamente e não deixe nada para última hora em Istambul.

 Alugar o carro no interior é bom? 

As estradas na Turquia são muito boas, asfaltadas e, com a ajuda de um GPS, é fácil circular por lá. Só não se esqueça, caso esteja em Istambul, que de lá até a Capadócia é uma longa jornada ao volante, são mais de 800Km. E na Turquia, devido às muitas obras nas rodovias e também às pistas sinuosas, 800Km significam de 10h a 12h de viagem. Mas mesmo assim, há uma possibilidade de você alugar um carro de uma cidade e devolver numa outra cidade, caso goste de dirigir.

Andrea e Humberto Senna, da Goiania – 5 dias em Istambul

Recebi casal de Humberto e Andréa Senna no final de fevereiro e andamos 5 dias inteiros em Istambul. No início, eles fecharam 2 dias mas depois de conhecerem a cidade quiseram fazer mais os passeios que nós sugerimos. No final 5 dias completos e ainda faltou muitas coisas. Dona Andréa é uma arquiteta e a dona de loja de ARTEFACTO em Goiania. Então ela tinha a intenção de ver como é arquitetura e a decoração nos hotéis e restaurantes na Turquia e neste caso, focamos também para conhecermos alguns bons e novos lugares destaques. O doutor Humberto é radialagista e tenta passar bons momentos.

Primeiro dia :

Ficaram neste dia no hotel W. E conhecemos neste dia, o Bairro de Eyup, Parque de Pierre Loti. O bairro de Edirnekapi e Museu de São Salvador de Chora, e Ainda subimos para em cima das muralhas da Constantinopla. Conhecemos o famoso bairro de Fener-Balat e o patriarcado dos Ortodoxos. E ainda finalizamos o dia com uma caminhada a partir de Torre de Galata e chegamos até a praça de Taksim. Conhecemos os restaurantes de Konsolos e Cecconi. E ainda demos uma paradinha no hotel de Pera Palace hotel de Jumeirah e London Palace hotel. Almoçamos no restaurante de Asitane.

Segundo dia :

No hotel W. Conhecemos o lado asiático, visitamos o Hotel Sumahan e Su-merdan. Conhecemos a Colina da Camlica. Visitamos o palácio de Beylerbeyi. Voltamos para o lado Européio e conhecemos o bairro de Nisantasi. Andamos neste bairro um pouco e conhecemos umas lojinhas bonitinhas deste bairro. Almoçamos no restaurante de Hunkar Lokantasi. Conhecemos o bairro de Ortakoy e visitamos a mesquita do bairro. Andamos até conhecermos a balada famosa de Nomads. Depois finalizamos o dia no bairro de BEBEK tomando um café no restaurante de Chilai após de conhecermos o famoso lugar LUCCA. Eles nesta noite, hospedaram no hotel CIRAGAN KEMPINSKI.

Terceiro Dia :

Comecamos ao passeio às 11:00 horas. Porque eles dois fizeram um banho turco no HAMAM mais famoso e histórico da Cidade , Hürrem Hamamı. Adoraram. Tomamos um café no Medrese de Yesil Ev. Fomos para o Grande Bazar. Visitamos algumas Lojas do bazar e fizemos compras. Curtimos com o ambiente místico do bazar. Vimos pessoal comprando e negociando. Tomamos muito chá. Comemos o famoso lanche de DÖNER. Experimentamos famosos doces turcos na rua. Ao redor de 17:00 fomos para bairro de KARAKÖY. Conhecemos os restaurantes chiques e recentes do local. Maya Lokantası, Karaköy Lokantası, Goia e exc. Tomamos um drink no Ops Passage. Jantamos no restaurante de Colonie, lugar super cheio. Depois de jantar demos parada para café no MUHIT. Já 23:00 horas, ainda animado conversamos com o povo local.

Quarto dia :

Encontramos às 11:00 e visitamos o palácio de Topkapi, Santa Sofia e a Mesquita Azul. Comemos um kebap de Pistache no restaurante de Khorasani. Visitamos a cisterna da Basilica. Conhecemos um outro HAMAM, Cagaloglu HAMAMI. Andamos até o bazar egipcio passando pelo lindo parque público de Gülhane. Chegando ao bazar egípcio, não conseguimos resistir e compramos muitos chás e tempéros. Comemos doces de Lokum e Baklava. Fotografamos muita cena bonita com a mesquita Nova.

Quinto dia :

Encontramos às 09:30 horas e tomamos o café de manhã no restaurante de NAR Lokantasi. Fizemos um passeio de barco de 1h30 minutos. Filmamos bastantes vídeos com cenas bonitas da cidade. Chegamos a conhecer o bairro de Çukurcuma e  e conhecemos muitas lojas de antiguidade. Peças antigas de tecidos e peças de cerâmicas. Almoçamos no Çukurcuma Köftecisi com pratos de legumes e verduras e ainda grilhados de Köfte. Confira em baixo as fotos que ela sacou e ainda os videos que ela filmou durante estes dias :

DICA DO CASAL : 

1- Uma viagem para İstanbul não pode ser menos de 5 dias. 2- Não precisa pagar caro para o hospedagem. Porque você não hospeda e não aproveita do hotel porque está querendo sair na rua. 3- Tem muita coisa boa para comprar. Venha preparado. 4- Barganha bem no bazar. Mesmo que eles dissem que “não dá não dá”, ainda sim vão dar. 5- Se no hotel não tiver café de manhã incluso, Vá para rua e Ali mostra bons lugares para cada dia para tomar café de manhã variando o local todo dia. 6- Para jantares não precisa ir para lugares já famosos. Há outros lugares recentes super bacanas. Ali

mostra tudo para você.  




“Sem ele a Turquia não tem a mesma graça!”

bruna

Ir pra Turquia é fácil!
Montar um roteiro também… hoje em dia com a internet e todas estas ferramentas, nós mesmos podemos fazer nossa própria viagem acontecer.

No entanto, tenho plena certeza que a Turquia não teria a mesma graça sem Mehmet Ali como nosso guia. Além de conhecer exatamente os melhores pontos da Turquia pudemos aprender a fundo a sua história. O conhecimento extremo que ele tem sobre cada coisa é incrível. Todas as perguntas são respondidas imediatamente sem nem sequer pensar mais um pouquinho. E tudo isso em PORTUGUÊS! Bom e claro português! Que maravilha!!!!

Fora todo o conhecimento que adquirimos, a viagem foi divertidíssima, ele conseguiu fazer com que o grupo inteiro (éramos 28) interagisse entre si e tornou cada experiência mais agradável. Hoje somos todos amigos, o pessoal do grupo e ele. Nós nem sequer nos conhecíamos mas nos tornamos uma ‘família’.

Não houve sequer um momento em que não nos divertimos. Ele fez tanta diferença que acho que sentimos mais saudades dele do que da Turquia!
O grupo vai seguir fazendo viagens, nossa próxima parada é o Peru e, já estamos tristes que não é ele que vai estar conosco! Mas nada nos impede de voltar e fazer a parte da Turquia que ainda não conhecemos e é claro que vamos querer o Mehmet Ali conosco!!!!!

Dicas de uma família nordestina que foi para a Turquia

Obrigado para a sra. Gleuba que compartilhou esta sua experiência conosco. Se alguem quiser entrar em contato pessoal com ela, pode mandar e-mail : gleuba@funceme.br

Sugestões para conhecer  Istambul:

1.     As Mesquitas e os Mercados devem ser conhecidos,

2.     A Cisterna da Basílica ( Yerebetan Sarnici ) é única e maravilhoooosa !

3.     Pedir o peixe feito com uma crosta de sal..o peixe chega pegando fogo, literalmente, é divino!!!

4.      Avenida Istiklal tem uma vida noturna agitada, com artistas de rua, vendedores ambulantes e música saindo das lojas e dos cafés.

5.     Torre de Gálata, uma torre medieval de pedra

6.     Mercado de Especiarias, datado do século 17. Mercado Egipcio

7.     Praça Beyazit, onde fica o Grande Bazar,

8.     Mesquita Suleymaniye, construída em homenagem ao Sultão Suleyman o Magnífico

9.     O distrito de Balat abriga várias igrejas cristãs, incluindo a Catedral de São Jorge, que está aberta aos visitantes. Na Avenida Istiklal fica a Igreja de Santo Antônio de Pádua, uma das mais antigas da cidade

istanbul

10.Basílica de Santa Sofía,

11.Museu arqueológico de Istambul

12.Hipódromo

13.Mesquita de Sultanahmet, mesquita azul

14.Gran Bazar

15.Palacio de Dolmabahce

16.Torre de Leandro

17.Passeio de barco no Bósforo

18.Muralhas de Teodósio

19.Nisantasi, bairro mais chique

20.Ortaköy é um dos bairros mais animados para sair à noite em Istambul. Localizado na região de Besiktas, conta com muitos bares cujas mesas nas calçadas dividem espaço com feirinhas de artesanato. Tudo às margens do Bósforo.

Dois casais comentam sobre Santa Sofia

Casais de Lucio Martins& Cris, de Rio Grande do Sul e Ricardo&Didi de São Paulo, visitaram hoje a Santa Sofia, o segundo museu mais visitado da Turquia.

Não esconderam as sensações e comentaram para minha camera o que sentiram nesta visita. Confira o video destas duas familias bonitas brasileiras. Confira o video :

Aline e Ana comentam sobre ‘Ayran’ bebida típica da Turquia

Aline e Ana Carolina vieram para Istambul via Paris após de realizaram uma grande viagem. Primeira etapa era de cruzeiro de 16 dias, partindo de São Paulo chegaram para Genova atravessando o oceano. Depois, Itália e 5 dias de Paris e por última etapa, conheceram Istambul.

Pouco dinheiro na bolsa, economizaram de bastante mas mesmo assim, tomamos um café de manhã bem ‘típico’ e comemos bem. No final conheçemos bastante coisa com elas. 🙂

Por acaso, comemos o “dürüm” no almoço, com companhia de ‘Ayran’ bebida típica não-alcólica da Turquia. Veja o comentário delas sobre Ayran.

Salette e Miriam comentam sobre Çırağan Kempisnki

Salette e Miriam, duas paulistanas e amigas de 35 anos. Viajaram para Istambul e tomaram um café no hotel mais luxuoso de Istambul, Ciragan Kempinsk onde o estreito de bósforo faz tudo para agradar aos seus espectadores.

Confira o video delas


 


camila wagner.htm1Dicas de casal que comemorou a lua de mel na Turquia

Exotismo de um país muçulmano, costumes completamente diferente dos nossos, mesquitas surreais, um povo muito simpático, uma história mega interessante e comidas boas e baratas. Conheci através do guia Mehmet Ali Başkut.
– Conhecemos Istambul, Ankara, Capadócia, Konya, Pamukkale, Kusadasi, Pergamo e Canakkale.

– Istambul é a cidade mais linda que já vi na vida!

– O Grand Bazar tem três mil lojas maravilhosas!

– O Mausoléu de Ataturk é o melhor de Ankara.

– Passear pelas profundezas de uma cidade subterrânea na Capadócia é imperdível!

– Voar de balão na Capadócia é sentir tranquilidade!

– As águas quentes de Pammukale são incríveis!!!

– A pizza turca é muitoooooo boa!

– O queijo branco da Turquia é beeeeeem salgado.

– No café da manhã, sempre tinha coisas “inusitadas” para nós: tomates em cubos, azeitonas e pepino.

– Os turcos fazem pães deliciosos!

– Os doces turcos são um capítulo à parte: prove as baclavas! Baclava é um tipo de doce de massa folheada, recheado com nozes ou pistache ou amêndoas, cobertas com mel. Tem até baclava de chocolate, mas não curti muito. As baclavas são beeeeeem doces.

– “Turkish Delights”, à venda em vários lugares, são uma espécie de gelatina doce recheada com nozes, com cobertura de açúcar polvilhado, à venda em cubinhos. Eu não gostei muito não…

– Nas ruas, é comum ver barraquinhas vendendo pães cobertos de gergelim (eu amei) ou com recheios de nutella, e milho assado.

– No quesito “bebidas”, os turcos bebem chá o dia inteiro! Em todo lugar eles te oferecem chá. O café de lá é mais forte que o brasileiro. Chocolate quente é item bem difícil de achar. Em compensação, o suco de laranja é super comum, delicioso e, muitas vezes, barato (Vagner queria o tempo todo).

– Uma das cervejas mais famosas da Turquia é a Efes. Eles têm uma cachaça típica, feita de anis, chamada Raki, mas o Vagner provou e a Deinha também, e não gostaram muito não. Aliás, nem todo restaurante serve bebidas alcóolicas, por preceitos religiosos.

– Lugar maravilhoso!! Pessoas incríveis!!

Você também está querendo realizar uma viagem pela Turquia? Mande e-mail para gente e vamos planejar tudo junto com a nossa orientação. turquiapasseios@gmail.com

Casal de Manaus indica Istambul
Casal Silva vieram de Manaus e adoraram Istambul e ainda convidaram vocês para conhecerem esta cidade interessante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *