Diferanças de barcos que proporcionam passeio pelo bósforo

Istambul é uma cidade cheia de opções. Até nós que trabalhamos como guia, ficamos chocado de ver tanta novidades que surge a cada dia.

Preparamos esse texto para falar de algumas dúvidas que surgem por causa de alguns blogs que comentam sobre estas opções de passeio de barco.

Vamos falar especialmente, sobre o passeio de barco pelo Bósforo, é um assunto muito questionado.

Primeira opção :

Algumas empresas de barco, te buscam no hotel e te levam para realizar um passeio de barco e depois do passeio, te levam de volta para o hotel, isso é uma opção. O custo por volta  de 30 EUR por pessoa. Você marca com a empresa e eles te avisam sobre qual o horário que vão te buscar. Mas junto com esse passeio de barco, eles acabam oferecendo alguns outros passeios também. As vezes, uma visita em uma mesquita, ou um passeio turístico em um palácio ou em algum bairro interessante. Conte com esta opção.

Este passeio é para quem não acha ruim participar de uma excursão. O preço já definido, e você saberá mais ou menos com o que vai se deparar.

Além desta opção, tem empresas que organiza passeio de barcos que partem de portos específico, quase em todas as horas eles zarpam para realizar uma navegação de uma hora e meia hora. Estes barcos em geral partem de Eminonu. Você pode chegar nos guichês das empresas e compra as passagens que custa aproximadamente 15 liras. É uma opção para quem procura uma alternativa econômica e quem fala inglês. Porque em geral, nestas empresas não terão pessoas que falem português ou espanhol até de repente pode não encontrar alguém que fale nem inglês, apenas o turco. Porque estas empresas fornecem este passeio para o povo local.

IMG_0012

 

Segunda opção:  

Existe também a opção de Sehir Hatlari que quer dizer ‘rotas de prefeitura’ que são as linhas de transporte público que faz também uma navegação no estreito do bósforo.  Alguns blogs comentam sobre esta opção como uma boa opção e as pessoas nos fazem essa pergunta . O objetivo destes ‘navios’ é transporte mesmo. Por isto, eles não cuidam da parte de visibilidade ou se os passageiros estão curtindo ou não. Porque as pessoas que pegam este transporte são as mesmas pessoas que moram na beira de alguma parte da cidade e pegam este barco por causa de ser vantajoso, porque esse barco não pega transito. Como a cidade de Istambul é uma cidade espalhada por uma região que encobre o estreito inteiro, então estes ‘passeios’ demoram mais de 3 horas. Porque eles param em alguns portos da cidade.

Neste vídeo, gravado por mim, mostro a diferença do barcos destas linhas.

Esta é terceira opção.

Além desta opção há a opção que eu ofereço que aparece detalhadamente no video a cima. É um barco meio privado só para meus clientes, custando 30 liras, nós participamos do passeio de barcos que nós mesmo organizamos. Nós, os guias locais ou as agências diariamente, combinamos e contratamos os barcos só para os nossos clientes. Neste barco, muitas vezes, temos a chance de fazer explicações em inglês , espanhol ou italiano sobre os lugares por onde andamos. Não dá falar para falar em todas as línguas, dependendo dos participantes do passeio, porque o tempo para explicar é bem curto e acabamos apostando que brasileiros compreendem as explicações feitas em espanhol.

Melhor opção (mas infelizmente mais cara):

E ainda para quem não quer economizar em uma viagem realizada para Istambul tenho uma opção ótima; Passeio de lancha privada. Custando 200 euros por uma hora, nós necessitamos alugar esta lancha por um período de 2 horas.

Com esta lancha teremos a chance de fazer uma navegação privada no estreito do Bósforo. Ninguém pode dizer que não vale à pena.

E ainda se você tiver um grupo de amigos, vamos dizer 6 pessoas, dividindo o custo você realiza um passeio inesquecível. Este passeio, podemos realizar durante um dia de passeio com nosso guia. Então, além de conhecer o estreito que divide 2 continentes, podemos conhecer outros pontos importantes de Istambul.

Neste video, pode ver uma das lanchas privadas que temos à disposição:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *