Istanbul em 5 (corridos) dias

Istanbul em 5 (corridos) dias

Este é um texto escrito por um dos editores do blog de setemalas.com.br ,  sobretudo agradecemos para a editora  porque ela citou o nome do nosso guia.

Imagine uma cidade linda, com tudo que o mundo moderno pode oferecer somado às maravilhas do mundo antigo. Imaginou?Agora acrescente bons restaurantes, hotéis de design, os mercados mais incríveis do mundo, mesquitas e igrejas de sobra, museus e história para dar e vender. Tudo isso com vista para o Estreito do Bósforo e o Mar de Mármara. Bacana, né?

Istanbul é assim! Lá você encontra de tudo, para todos os gostos e bolsos, para os moderninhos e apaixonados por história.

A seguir confira um guia para 5 (corridos) dias em Istanbul:

Primeiro de tudo, escolha o melhor voo. Sem dúvida o voo da Turkish Airlines que sai de Guarulhos direto para Istanbul poupa seu tempo e esbanja bom atendimento.

Se você tiver a opção de gastar um tiquinho a mais opte pela Comfort Class, um assento quase de executiva com serviço impecável de first. Por ser um voo novo a Turkish oferece preços promocionais incríveis, tanto para econômica, comfort ou executiva.

Chegando em Istanbul o desafio é encontrar um táxi que fale inglês para se comunicar com você. A saída é sempre ter o nome do hotel e todas as coordenadas escritas em turco. E mesmo assim, alguns motoristas podem se recusar a levá-lo por não saberem chegar ao seu destino (não se assuste com isso, é uma prática bem comum por lá).

Um táxi até o centro/Bósforo custa aproximadamente 40 TL que corresponde quase ao mesmo preço em reais.

Opções de hospedagem:

Se você quiser dormir como um sultão a melhor opção é o Ciragan Palace. Hotel dos deuses, ou melhor, dos sultões. Caso você possa gastar mais, não pense duas vezes! As diárias apresentam uma pequena variação de 250 a 30.000 euros. Sim, o preço máximo é esse, você não leu errado. A Sultan Suite custa 30.000 euros/noite!!!!!


Também no Bósforo existe outra opção para se gastar um pouco mais. O Four Seasons Bosphorus também é um 5 estrelas muuuuito bacana! Uma suíte sai por 250 a 500 euros.

Se você não puder ou não quiser dormir como um sultão ($$$…hehehe): The House Hotel. Escolha entre os bairros de Nisantasi ou Bosphorus. O bairro de Nisantasi é tipo o Jardins de lá, cheio de lojinhas e um agito só durante a noite, com mil restaurantes bacanas e bares. Aproximadamente 120 euros por noite com café da manhã.

Entre aqui para ver um post de Garance Doré que se derrete em elogios ao The House Hotel.

Outra opção no bairro de Nisantasi é o The Sofa Hotel, bom custo benefício e todo moderninho.

Se a idéia for ficar poucos dias apenas para conhecer o básico a melhor opção é hospedar-se no centro antigo, onde se encontram as principais atrações turísticas da cidade. Nesse caso oBarceló Saray tem um preço ok (90 euros), é novo, bonitinho (e limpinho).

Dia 1: dia perrengue de turista.

Use algo que cubra os joelhos para conseguir entrar nas mesquitas, calce um tênis confortável, leve um par de meias na bolsa (para não ter que ficar descalço no chão da Mesquita Azul) e prepare a máquina fotográfica.

Café da manhã no hotel e saída antes das 10 da manhã para não pegar fila nas atrações turísticas! Pegue um táxi diretamente para o Topkapi Palace (aproximadamente 20 TL). Este foi o palácio construído pelo Mehmet II e moradia dos sultões até o século XVII. Simplesmente fantástico, mas lotadésimo. Obrigatório chegar antes das 10:30.

Saindo do palácio siga direto (a pé) para as cisternas. Uma imensa cisterna subterrânea inacreditável! Não deixe de seguir até o final à esquerda para ver as duas colunas que repousam sobre bases com cabeça de Medusa (essas bases de medusa são a prova de que os bizantinos saquearam alguns monumentos antigos).

Pausa para o almoço. Nesse dia coma em algum restaurante nas proximidades do Topkapi Palace, tá valendo kebab, sanduíche, qualquer coisa. Esse dia é o mais turístico de todos, não temos tempo a perder!!

Após o almoço delicie-se com Turkish Delights (docinhos turcos..hummmm) ou um sorvete turco (massa de sorvete feita no pilão…hummm2)

Siga a pé até o hipódromo, aliás, ao que restou dele. Você vai encontrar um obelisco e uma coluna (sim, só). Bem perto de lá está a Mesquita Azul ( não se esqueça de cobrir os joelhos e os ombros e de levar meias para não entrar descalço naquele chão sujo). Apesar dos fiéis lavarem seus pés antes de entrar, os não fiéis não lavam – uma amiga minhas pegou bicho de pé no chão de lá-URGH!! Como eu fiz tudo com um guia particular, tive explicações sobre absolutamente tudo, vale a pena pegar guia para esse dia. Você fura todas as filas e ele já sabe o caminho a ser percorrido.

Segue o contato do guia: Mehmet Ali Baskut baskut@gmail.com tel:0090 536 273 59 61.

Saindo da mesquita ainda dá tempo para o Grand Bazaar, são uns 15 minutos de caminhada e vale cada segundo do seu esforço. O Grand Bazaar fecha às 19 hrs, algumas lojas antes, outras depois. Para as mulheres no mínimo duas horinhas por lá! A variedade é infinita: jóias (realmente são baratas), prata, bolsas, mil roupas em couro, pashminas (desde aquelas bem baratinhas até aquelas beem carinhas), mil itens falsificados, tuuudo. Se você gosta de negociar esse é o lugar. Nada, nada tem preço. Gaste sua saliva para discutir com cada vendedor!

Como esse dia é mais cansativo, volte para o hotel, tome um bom banho e saia para comer Manté (hummm, um prato muito bom!) é tipo um capeletti recheado de carne, com molho de coalhada e tomate. Falando não parece muito bom, mas juro que é fantástico. A sugestão é um restaurante que se chamaLa Casita em Nisantasi, poucas mesas, bom preço e delicioso! Outra opção baratinha também é o The House Café. O The House Café pertence aos mesmos donos do hotel e possui vários endereços pela cidade. É badaladinho, bacana, barato e frequentado pelos locais. Cardápio variado e ótimo custo/banefício.

dia 2 – dia turístico menos perrengue.

Para sair às 10 da manhã do hotel.

Pegue um táxi direto para o Palácio Dolmabahçe – última residência de Atatürk (o táxi do meu hotel deu 8 TL, bem baratinho porque era mais perto). Esse palácio é bem menos turístico. O Topkapi é bonito, mas não possui os móveis originais, então apesar da arquitetura ser fantástica ele fica um pouco vazio. O Dolmabahçe fica à beira do Bósforo e mantém todos os móveis originais, tooodos os lustres de cristais gigantescos, lindo demais! Saí de lá desejando ser a mãe de um sultão ou talvez apenas uma das mulheres dele.

Para ter maior controle de todas as pessoas dentro do palácio a visita deve ser feita em pequenos grupos de 20 pessoas com um guia do próprio palácio. Informe-se antes de ir!

Saindo de lá faça o tour pelo Estreito de Bósforo. Para escolher o tour pense em quanto tempo você tem disponível para o passeio. Existem vários barcos que fazem o tour em pouco mais de 1:00 (e são mais caros) e existe o Golden Horn, um ferry que faz a viagem em 35 minutos e custa 1,50 TL por perna. O Golden Horn permite que você faça o esquema hop on hop off, ou seja, uma chance de explorar o lado menos turístico da cidade. Claro que para saltar em todas as paradas você pode gastar até um dia inteiro, mas se  tiver tempo e bater aquela vontade de conhecer a vida local, é uma ótima escolha:)

Ao chegar do tour de barco almoce no Hamdi. Melhor kebab ever! Apesar do restaurante ser feioso, a vista é espetacular e a comida fantástica e baratinha. As porções são para duas pessoas.

De lá, que é bem perto do local onde se pega os barcos, parta para a Aya Sophia (Santa Sofia). Pegue o bondinho, que é bem baratinho (menos que 5 TL) e desça na parada de Sultanahmet. A Santa Sofia já foi igreja, já foi mesquita e já está prestes a cair. Com mais de 1400 anos, especialistas dizem que a Santa Sofia não aguenta o próximo terremoto:( Dá para perceber que a estrutura já está bem abalada. Portanto, reserve já a data da sua viagem!

Depois de quase uma hora desvendando mosaico por mosaico de lá, vá para o Bazar Egípcio ou Spice Market. Mesmo sendo um bazar de especiarias, encontra-se de tudo: porcelanas, algumas roupas, pashminas.

PS: para comprar pashminas o melhor lugar de Istanbul é fora dos mercados, mas bem próximo a esse.

Anotem a dica: Cashmere Istanbul, fica grudado à Rüstempasha Mosque. O endereço é Asmaalti Cad. Nø 7.

Pegue um táxi próximo ao bazar e siga para o hotel ou direto para o restaurante.

Lá o táxi é barato, não vale a pena gastar com transporte público se você não estiver sozinho!

Para jantar vá aoUlus 29 ou ao Lacivert Istanbul. Duas vistas fenomenais!!! Se conseguir, chegue para o pôr do Sol. Lindo lindo lindo…

dia 3 – começando a aproveitar o que a cidade tem de bom de menos turístico.

Nesse dia acorde mais tarde, tome um café da manhã longo e tire a manhã para fazer compras. Vale Grand Bazaar, lojinhas pelo bairro de Nisantasi, o shopping Istinye Park ou o Kanyon.

O Istinye Park é um shopping beem bacana, com mil lojas e marcas legais! Caso resolva ir até lá almoce no Masa.

O Kanyon possui menos lojas, mas em compensação uma arquitetura incrível. O restaurante de lá é o Obika mozzarella bar.

Outra opção para almoço caso você esteja fazendo compras em Nisantasi é o Brasserie Nisantasi, restaurante da famosa loja de departamento Beymen.

Ao sair do restaurante pegue um táxi para o Istanbul Arkeoloji, o museu de arqueologia. Putz, para esse museu reserve horas e horas. São muitas salas e todas interessantíssimas: achados romanos (incluindo o chamado sarcófago de Alexandre O Grande), váaarios objetos roubados do Líbano (como logo antes de ir para a Turquia fui para o Líbano, descobri onde estão os tesouros libaneses…hehehe), todos os tipos de azulejos turcos, enfim, demais!

A dica da noite é jantar + drink no 360.

A escolha para o jantar pode ser  o restaurante Vogue (bem badaladinho) e para o drink  o 360(outra vista incrível da cidade!)

dia 4 – dia cultural

Não tem como deixar de visitar as mil mesquitas da cidade. Qualquer guia sobre Istanbul ou uma visitinha ao Sacred Destinations parece que vocênãopodedeixardevisistartodas! Então esse foi O dia!

Primeiro pegue um táxi para a mesquita do Solimão, o magnífico (Suleymaniye Camii). Saindo de lá siga para a Mesquita e túmulo do Mehmet, o conquistador (Fatih Camii). Para dar uma pitada católica dê uma paradinha na Igreja de São Salvador em Chora – tem um mosaico fantástico numa das abóbadas!

Depois dessa alta dose religiosa uma parada estratégica para almoço é bem vinda!

Almoce no Kosebasi, já que o próximo programa é o museu militar.O museu é gigantesco, são salas e mais salas com todos os mil objetos utlizados nas guerras. Para um aficcionado por guerras é um prato cheio.

Outra opção bem bacana também é o Istanbul Modern, primeiro museu nacional de arte contemporânea. Se preferir pode almoçar por lá, mas peça uma mesa bem gostosa no terraço – a vista vale o almoço.

Se a ideia é arte, ao sair do Istanbul Modern não deixe de visitar o Proje4L/Elgiz Museum of Contemporary Art.

O programa para essa noite é: Jantar + drinks + balada. Pode ser oZuma ( japa e caro) ouAnjelique (um pouco mais barato, bem badalado e com uma meega vista).

A balada é no Blackk club ou no Sortie.

Se bater aquela vontade de  fumar narghilé tente o Enjoyer Café, aberto sempre até as 02:00.

dia 5 – quase virando local

Dia de relax.

Para começar muuuito bem sugiro um brunch no Four Seasons Sultanahmet ou Ciragan Palace (caso seja domingo). O brunch no Ciragan custa 125 TL e funciona de 12:00 até 16:00, já no Four Seasons o preço é 110 TL e vai de 11:30 até 15:00.

Para fazer a digestão faça um passeio a pé pela região do hotel antes de seguir para o Hamman.

Para escolher o Hamman, ou banho turco, existe apenas um critério básico: seu nível de neurose com limpeza. Se você é mais fresco e neurótico por limpeza sugiro o Swissôtel Ritz Carlton ou Les Ottomans. Se quiser que seja algo mais tradicional com menos frescura e um tiquinho de sujeira a dica é Cagaloglu Hamami (muuuito bonito – vale a visita).

O hammam é composto de algumas etapas. Varia um pouco dependendo do lugar que você for, mas geralmente começa com uma sessão relax em uma sala conhecida como a sala quente (dispensa explicações, né?), depois da sala quente tem o quarto quente (um ambiente ainda MAIS quente que a sala quente..hehehe). Já com bastante calor você recebe uma massagem (entenda que a massagem não é bem uma massagem relaxante, é uma esfoliação vigorosa da pele) seguida de um banho de água fria ou mais quente dependendo do gosto do freguês. Depois da massagem finalmente você pode relaxar no quarto mais frio na companhia de um chá de menta, ou nos spas mais luxuosos, ter uma sala privada para tirar um cochilo:)

Se ainda sobrar um tempinho corra para o Adem Baba (se quiser provar o famoso peixe de lá) ou para o Mikla para fechar sua estada com chave de ouro e uma vista maravilhosa.

Caso sua viagem esteja programada para os meses de junho ou julho não deixe de conferir a programação do International İstanbul Music Festival

Por sinal, pode selecionar alguns passeios comentados neste texto, e podemos providenciar os serviços que necessitará para realizar estes passeios. Conecta conósco: turquiapasseios@gmail.com

Tour Highlights:

  • Istambul é uma cidade grande e vale este tempo todo para dedicar
  • Após de retornar ao seu dia normal, vai vendo as imagens de Istanbul e não vai ficar arrebentido de não ter visitado todos estes lugares.
  • Vai esquecer o tempo enquanto você passeia nesta cidade
  • Vai conhecer todos os lados da cidade,
  • Sobre a questão de hotel, pode selecionar o seu e até reservar via internet. Nós fornecemos só o serviço de guia

Observação : o preço destacado é o preço de custos no caso de tiver uma turma de 8 pessoas. Se você tem um grupo menor ou maior, por favor entre em contato conósco:  turquiapasseios@gmail.com

Não perca essa oportunidade e entre em contato conósco.  turquiapasseios@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *