6 passeios incríveis para fazer em Istambul

Nós adoramos e queremos compartilhar com vocês. Que tal estes passeios em Istambul? Vamos fazer? 

Istambul é uma viagem no tempo, entre bazares, lugares históricos e mesquitas incríveis que fazem da cidade a ligação entre o Ocidente e o Oriente, entre o passado e a atualidade.

A arte do comércio dá ao lugar um atrativo a mais para quem busca também vivenciar uma experiência milenar que virou tradição.

Antiga Bizâncio e Constantinopla, a cidade está localizada entre o estreito de Bósforo e o mar de Mármara (que separam a Ásia da Europa), chegou a ser capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923 e é a cidade mais importante e popular da Turquia e uma das mais antigas do mundo.

Embora muitos achem que Istambul é a capital do país (sua capital é Ancara), ela é seu principal polo comercial, industrial, econômica e cultural, e algumas partes históricas foram declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco, como sítios arqueológicos e mesquitas.

Com ótima infraestrutura turística, a maior parte das atrações e serviços está disponibilizada também em inglês, mas para quem aprecia o conforto ou a facilidade de se locomover durante a viagem, a Passeios em Istambul é uma empresa especializada em recepcionar brasileiros na cidade, oferecendo serviço exclusivo de passeios, hospedagem e transporte.


As 6 principais atrações de Istambul:

Mesquita de Santa Sofia

Um dos museus mais visitados do mundo devido a sua arte e arquitetura, é um dos pontos de referência mais famoso de Istambul. A construção foi uma igreja em sua origem, depois uma basílica ortodoxa, foi convertida em mesquita e, por fim, em museu em 1935.

Desde 360 d.C., a construção iniciada pelos romanos passou por diferentes estilos arquitetônicos e foi a maior catedral do mundo no período bizantino, chamando atenção para seu estrondoso domo central decorado com versos do alcorão, os quatro minaretes, as colunas de mármore e os mosaicos e afrescos nas paredes.

Hoje recentemente a obra foi transformada para uma mesquita. 


Cisterna

Construída no Império Bizantino em 532 d.C., a cisterna, hoje desativada, é uma das construções mais antigas e impressionantes de Istambul. O reservatório de água subterrâneo tem estrutura gigantesca, com impressionantes 336 colunas de diferentes tipos de mármore e 9m de altura com topos interligados por arcos; seu acesso é feito por uma escada com 52 degraus.

Chama atenção duas cabeças de Medusa usadas como suportes das colunas, verdadeiras obras de arte do período romano e cujas origens são desconhecidas. Ela chegou a atender ao palácio do imperador e à cidade, mas com a dominação otomana ficou por longo período sem uso e em desconhecimento, sendo descoberta no século XVI por um pesquisador holandês e apresentada ao mundo ocidental.


Palácio de Topkapi

O palácio levou 25 anos para ser construído (1478-1453), logo após a conquista de Constantinopla, e ocupa uma área de 700 mil m².

Ele foi residência dos sultões durante 4 séculos, o centro administrativo, educacional e artístico até a dominação otomana e transformado em museu quando do estabelecimento da República da Turquia, em 1924. Possui 4 pátios com passagens entre eles e usos distintos, jardins ao redor das várias salas que expõem relíquias e um harém.


Faça conosco dois dias de passeios e conheça todos estes lugares. Confira nosso estilo passeios:

Primeiro dia de passeios em Istambul


Segundo dia de passeio em Istambul

Mesquita Azul

A Mesquita Azul é assim conhecida por causa dos azulejos azuis que cercam as paredes de seu interior. Construída entre 1609 e 1616, abriga o túmulo de seu fundador, o sultão Ahmed I, uma casa de estudos e um hospício e ainda funciona como mesquita, tendo horários e normas restritas para visitação.

 

Grande Bazar

Negociar uma compra é uma blanktradição turca, e o melhor lugar para exercitar isso é o Grande Bazar, um dos mercados cobertos mais antigos do mundo, um lugar gigantesco.

Com mais de 60 ruas e 5 mil lojas, há serviços como cafeterias e casas de câmbio, lá se encontra de tudo: tapeçaria, jóias, artesanato, vestuário, perfume, souvenir, louças etc. Ele foi construído em 1461 como armazém e foi aumentando ao longo do tempo, tendo passado por incêndios e reconstruções.

Como quase tudo na cidade, a arquitetura do lugar é um passeio a parte, com decorações no teto que não passam desapercebidas mesmo em meio a tanta mercadoria.

blank

 

Bazar Egípcio

Também conhecido como Bazar Egípcio, ao contrário do Grande Bazar, ele é pequeno, mas tem grande variedade de produtos, principalmente condimentos, especiarias, frutas secas, temperos, doces turcos e as deliciosas gomas (turkish delight) além de ser o centro do comércio de especiarias da cidade.

O prédio faz parte da Nova Mesquita e sua construção data de 1660.

Lembre-se que uma cidade muçulmana tem costumes geralmente estranhos a turistas de outras religiões, mas que devem ser respeitados. Procure sempre saber mais sobre a cultura dos lugares e a política dos pontos turísticos para poder aproveitar ao máximo o que eles oferecem.

Você sabía que pode realizar todos estes passeios com o nosso pacote de 7 dias? Então confira todos os detalhes ed nosso principal produto:

7 Dias pela Turquia

Confira também o nosso pacote de transplante capilar. Tu sabe que pode organizar os seus eventos em uma viagem só. Veja todos os detalhes.

Pacote do Transplante